Semana Municipal da Pessoa com Deficiência -21 a 28 de Agosto
FAMÍLIA E ESCOLA
PARCERIA QUE DEU CERTO: UMA EXPERIÊNCIA EM ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE.
A parceria família e escola é um elo importante no desenvolvimento da
aprendizagem de qualquer criança. Sensibilizar e orientar familiares de
alunos especiais fora do ambiente escolar contribui para melhoria do
desempenho escolar das crianças com deficiência, bem como desenvolve a
credibilidade dos pais em relação às potencialidades reveladas de seus
filhos.
|
Maria Madalena Barros de Oliveira1
|
1. Profa.especialista em Educação Especial-PCR
|
INTRODUÇÃO:
|
A parceria Família e Escola sempre foi um elo importante no
desenvolvimento da aprendizagem de qualquer criança. É preciso, portanto, que
a família, cumpra os seus deveres e que a Escola faça valer sua proposta
pedagógica, para que ambos possam atingir seus objetivos. Conforme a
Declaração de Salamanca (Espanha, 1994), “Toda pessoa com deficiência tem o
direito de manifestar seus desejos quanto a sua educação, na medida de sua
capacidade. Os pais têm o direito inerente de serem consultados sobre a forma
de educação que melhor se ajuste às necessidades, circunstâncias e aspirações
de seus filhos”. Sendo assim, o referido projeto objetivou sensibilizar e
orientar familiares de alunos especiais com relação às técnicas e estratégias
pedagógicas a serem utilizadas fora do ambiente escolar. O mesmo teve como
relevância contribuir para melhoria do desempenho escolar das crianças com
deficiência, bem como desenvolver a credibilidade dos pais em relação às
potencialidades reveladas de seus filhos veiculadas no “lócus” privilegiado
do saber.
|
MÉTODOS:
|
O presente trabalho é fruto de um projeto de sensibilização e
orientação desenvolvido em uma escola da Rede Municipal do Recife, na sala de
atendimento aos alunos especiais, pela professora itinerante, em parceria com
a família. Foram selecionados cinco alunos com deficiência, que não estavam
conseguindo evoluir satisfatoriamente suas potencialidades em relação ao seu
desempenho escolar. O projeto foi dividido em duas etapas: Na primeira, foi
realizada uma entrevista com os responsáveis pelas crianças especiais, para
escolha de quem iria dar esse suporte; Na segunda etapa foram trabalhados com
os familiares eleitos, os temas: Respeito à Diversidade, Aceitações das
Limitações da Pessoa com Deficiência, Técnicas e Estratégias para Auxiliar a
Aprendizagem dos Alunos, atendendo assim as suas especificidades. Os
materiais utilizados foram textos, livros, jogos pedagógicos, alfabeto móvel,
objetos de formas e texturas diferentes, papel ofício, sucatas, bola de gude,
folhas coloridas, gravuras, imãs, ioiô, caderno, giz de cera e lápis. A
culminância do trabalho se deu no término do ano letivo, quando foram feitas
as comparações do desenvolvimento escolar do aluno no início e término do
projeto.
|
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
|
Pesquisas, estudos e experiências realizadas no Brasil e no mundo,
demonstram que os alunos com ou sem deficiência, dentro de uma educação
inclusiva, aprendem melhor quando contam com apoio de seus familiares,
aumentando sua auto-estima, interesse escolar, relacionamento com seus
professores e colegas. Pudemos constatar que sem a ajuda dos familiares o
processo ensino-aprendizagem torna-se muito mais difícil e, que o interesse
pela aprendizagem e realização das tarefas, em casa e sala de aula, foi
aumentando gradativamente à medida que os encontros foram se tornando mais
freqüentes. Conseqüentemente os pais ficaram mais satisfeitos ao perceberem
que seus filhos, também conseguiram aprender, mesmo possuindo um ritmo e
tempo de aprendizagem diferente dos demais colegas de turma. Percebemos que
com o desenvolvimento das atividades, os alunos foram sentindo menos
dificuldades e, melhorando seu desempenho escolar.
|
CONCLUSÕES:
|
Concluímos que não basta apenas a escola ser considerada inclusiva, se
não for oportunizado o apoio a família destes alunos. Sem essa parceria tudo
não passará de uma falsa inclusão. Atentamos durante o desenvolver dos
trabalhos, que a falta de informações dos pais favorece atitudes de
discriminação, e de descrença no desenvolvimento escolar de seus próprios
filhos. A proposta foi trabalhar com esses familiares, para suprir as
necessidades de seus filhos. Tal parceria favoreceu a aquisição de
conhecimentos e inclusão verdadeira dos alunos portadores de necessidades
especiais. Faz-se necessário respeitar o novo paradigma educacional, mudar
percepções, valores, e abrir espaços para a diversidade.
|
Instituição de Fomento: Prefeitura da Cidade do Recife
|
Experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem (submetido por
Professor de Educação Básica e/ou Profissionalizante)
|
Palavras-chave: Inclusão, Família, Pessoa com Deficiência
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário