Nossos Projetos


Projeto Folclore

“UMA COMUNICAÇÃO ESPONTÂNEA ENTRE GERAÇÕES.”
  
ESCOLA MUNICIPAL MARLUCE SANTIAGO DA SILVA

AGOSTO/2012

                                                        

1        APRESENTAÇÃO


O Projeto Folclórico denominado “Uma Comunicação Espontânea entre Gerações” tem a finalidade de deliberar o resgate das tradições nordestinas despertando em nossos estudantes o interesse por nossos valores culturais, assumindo atividades de respeito e valorização quanto à preservação de nossa cultura. Durante onze dias, os alunos irão participar de estudos sobre o Folclore Nordestino, desenvolvendo ações em que terão oportunidades de expressar espontaneamente os saberes populares.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             
As atividades serão desenvolvidas e vivenciadas de forma articulada com as diferentes áreas do conhecimento utilizando os diversos tipos de manifestações populares como importantes fontes de informações.

O Projeto terá como público alvo os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1º ao 5º anos) da Escola Municipal Marluce Santiago da Silva, no período de 20/08 à 03/09/2012, data da culminância, prevendo neste dia a realização de exposições das atividades, com o propósito de socializar os conhecimentos adquiridos ao longo dos trabalhos.
O tema central Cultura Nordestina, será dividido em seis subtemas:


 Educação Infantil: Brinquedos e Brincadeiras;
 1º. Ano: Músicas e Danças;
 2º. Ano: Adivinhações e Comidas Típicas;
 3º. Ano: Superstições, Provérbios e Parlendas
 4º. Ano: Medicina Popular;
 5º. Ano: Mestre Vitalino. Estilo e Obra.

2        JUSTIFICATIVA

O folclore é uma troca de experiências entre gerações de diversas comunidades, objetivando a valorização de um povo, seus hábitos, costumes e conhecimentos posando assim retribuir valores. Cada povo tem um jeito especial de compreender e explicar fenômenos naturais e forças desconhecidas e é esta diversidade de saberes que compõem os textos folclóricos. Estes textos que são lidos e falados por pessoas comuns de todas as raças e religiões atravessam gerações tornando os contos folclóricos parte do patrimônio cultural da humanidade.

O Folclore Nordestino é como um grande quebra-cabeça, em que cada peça expressa por mitos, lendas, danças, músicas, hábitos, brinquedos, brincadeiras, parlendas, adivinhações, cantigas de roda, receitas, tradições etc. são fundamentais na construção deste extraordinário jogo chamado Cultura Brasileira.

 O mais fascinante na conjugação harmoniosa destas peças é que quanto mais elas se movimentam formando parte de um todo, mais tomamos consciência da importância e riqueza da cultura de um povo.

 Sendo a escola uma instituição regida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, modificada em seu Artigo 26 pela Lei Nº 11.645, de 10 de março de 2008, introduzindo no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade dos conteúdos programáticos referente ao estudo dos diversos aspectos que caracterizam a Cultura Brasileira, o desenvolvimento desta temática justifica-se, além do cumprimento à lei, pelo resgate dos conhecimentos prévios dos alunos através de reflexões e vivências, aprendendo a exercer uma postura de consideração e respeito às manifestações espontâneas de uma micro ou macro sociedade, fazendo-se parte integrante e transmissor fiel desta forma peculiar de comunicação.

 3        OBJETIVO GERAL                                                                                        

Resgatar as tradições nordestinas, assumindo o papel de condutor na transmissão desta cultura, manifestando através da escrita ou da fala as riquezas do nosso folclore , norteadas por atividades lúdicas e de cunho educativo, compreendendo, respeitando, preservando e valorizando a nossa cultura popular.                                                                              

4        OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 
 Pesquisar sobre a origem do folclore;
Valorizar elementos do folclore como parte de nossa cultura;
 Identificar as diferentes manifestações da cultura nordestina (Comunidade,     bairro, cidade, Estado);
Conhecer a medicina popular, usadas pela população do seu município;
Resgatar músicas, brincadeiras populares, provérbios, comidas típicas e outras manifestações culturais;
Conhecer a literatura de cordel, sua intencionalidade e alguns autores nordestinos;
Conhecer a biografia do mestre Vitalino, compreendendo a mensagem de nordestinidade transmitidas em suas ingênuas peças de barro.
5        METODOLOGIA

Pesquisa sobre a origem do folclore;


 Resgate das formas de brincar, através de brincadeiras populares, valorizando toda forma de criatividade;


Reconhecimento da medicina popular, levando em consideração a magia de suas ações e orações utilizadas pelo povo na cura dos males físicos e mentais;


Pesquisa das diferentes culturas que influenciaram o povo nordestino;


Leitura de diferentes textos folclóricos, identificando traços de nossa história (lendas, músicas, brincadeiras, brinquedos, danças, provérbios, mitos, adivinhações, trava-língua, receitas etc.) sensibilizando as crianças para a importância desta forma de comunicação;


Montagem de painel com trabalhos das crianças abrangendo diferentes aspectos do folclore;

Pesquisa sobre a biografia, estilo e a obra de mestre Vitalino, manuseando o
 barro, criando e recriando personagens regionais;


Confecção de brinquedos artesanais;

Leitura, escrita e interpretação da intencionalidade dos  textos de alguns cordelistas;


Visita à casa da cultura e pontos turísticos do Recife.

6        CONTEÚDOS                                                                                                                                                                          


 CONCEITUAIS: Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas;


 
PROCEDIMENTAIS: Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.


 ATITUDINAIS: Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas.



7        ÁREAS


 Formação Pessoal e Social: socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa;


  Linguagem Oral e Escrita: fala diálogo, argumentação, parlendas, trava- língua, adivinhações, cantigas, escrita, receita, leitura, lendas, textos informativos;


 Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias;


  Movimento: danças e brincadeiras;


  Música: cantigas diversas;


   Arte: dramatização e construção de produtos artesanais;


   Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).



8        RECURSOS                                                                                                


 Livros e revistas (fontes de informação), sucata, papéis coloridos, cola, tesoura, CDs com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, máquina fotográfica, argila etc.



9     AVALIAÇÃO


 A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.


10   CULMINÂNCIA


 Atividade Culminante: Exposição dos trabalhos através de fotos, materiais de pesquisa, materiais coletados e confeccionados pelas crianças além das apresentações de dramatização, danças, músicas e brincadeiras.

11  CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

*      Dia 20/08 (Segunda - feira) – Origem do Folclore

*      Dia 21/08 (Terça - feira) - Lendas

*      Dia 22/08 (Quarta - feira) – Trava Língua

*      Dia 23/08 (Quinta - feira) – Adivinhas, Provérbios

*      Dia 24/08 (Sexta - feira) – Cantigas de Roda, Músicas

*      Dia 27/08 (Segunda - feira) – Medicina Popular

*      Dia 28/08 (Terça - feira) – Brincadeiras Populares

*      Dia 29/08 (Quarta - feira) – Comidas Típicas

*      Dia 30/08 (Quinta - feira) – Danças

*      Dia 31/08 (Sexta – feira) - Parlendas

*      Dia 03/09 (Segunda - feira) - Culminância


12  BIBLIOGRAFIA

CIPRIANO, Lúcia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Otília Leite, Coleção Linhas e Entrelinhas 1ª Série. Ed. Positivo, p. 125-126.

BRAGA, Márcia Maria Villanacci; SANTOS, Robson Alves dos Santos. Folclore e Companhia. São Paulo: Editora – Rideel. 1ª Edição.

CASCUDO, Luiz da Câmara. Folclore no Brasil? Fundo de cultura. Cultural, UFPB, 1966.

GUERRA, Flávio. Antologia de folclore e cultura popular nordestina. Recife: FUNDAJ, Ed. Massangana, 1988.

 SEMANA DO CONSUMO CONSCIENTE

    1.  APRESENTAÇÃO
Atendendo a solicitação da Srª Silvana Queiroz, Técnica Educadora do Programa Gênero e Economia, será realizada na Escola Municipal Marluce Santiago da Silva no período de sete a onze de novembro a Semana do Consumo Consciente, objetivando através de atividades educativas como roda de diálogo, dinâmica de grupo, construção de cartazes, concurso de redação e desenho, oficinas, vídeos... Sensibilizar os alunos sobre a importância e necessidade de cuidar do Meio Ambiente assumindo seu papel de cidadão consciente em relação ao tema.
De acordo com as informações concedidas pela educadora acima mencionada este tema faz parte do Projeto ‘Sistema de Vínculos Solidários’ desenvolvido pelas mobilizadoras da Casa da Mulher do Nordeste, uma organização não-governamental feminista, localizada à Rua Alberto Paiva Nº 162, no bairro das Graças – Recife- PE, fundada em 1980 cuja finalidade é contribuir para o empoderamento econômico e político das mulheres.

 
  1. JUSTIFICATIVA


O consumo consciente é o conjunto das relações de consumo pautadas na ética e no compromisso de se construir uma sociedade mais justa, generosa e responsável. A exposição e o incremento deste tema justificam-se por acreditarmos na possibilidade de um processo de transformação cultural, estimulando nossa comunidade escolar a satisfazerem suas necessidades, expectativas e desejos de consumo sem gerar impactos negativos para si mesmo, para a sociedade e para o meio ambiente.


  1. OBJETIVO GERAL
Compreender a interdependência do sistema econômico, social e ambiental, reconhecendo que ser um consumidor consciente é fazer do ato de consumo um ato de cidadania.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 
  •  Refletir sobre os atuais padrões de consumo da população;
  •  Compreender o desenvolvimento sustentável como forma de satisfazer as necessidades das gerações presentes, sem comprometer a qualidade de vida das gerações futuras;
  •  Entender que cabe a cada cidadão a responsabilidade pelo futuro do planeta;
  •  Evitar todo o tipo de desperdício consumindo apenas o necessário;
  • Reutilizar, reduzir e reciclar o lixo na tentativa de diminuir ao máximo o consumo de matéria – prima.
 

  1. METODOLOGIA
 
  • Roda de diálogo sobre consumo consciente; 
  • Vídeo educativo; 
  •  Dinâmica de grupo;
  • Construção de cartazes; 
  • Concurso de redação e desenho; 
  • Oficinas; 
  • Músicas.

 

  1. CONTEÚDOS

§  Conceituais – Construir conceitos sobre:
ü  Lixo;
ü  Cidadania;
ü  Ética;
ü  Responsabilidade social;
ü  Preservação;
ü  Conservação;
ü  Reutilizar, reduzir e reciclar;
ü  Consumo consciente.
 

§  Procedimentais – Permitir que os alunos se apropriem de conhecimentos a respeito do consumo consciente, analisando situações, construindo,aplicando e respeitando regras de desenvolvimento sustentável.
§  Atitudinais – Desenvolver atitudes responsáveis reconhecendo as conseqüências de suas escolhas diárias para a própria saúde, para o meio ambiente e para a sociedade.

 
  1. ÁREAS DE CONHECIMENTOS
§  Linguagem oral e escrita
ü  Expressar-se com clareza, ler e interpretar textos verbais e não verbais, produzir textos sobre o tema, criatividade e progressão temática, argumentação, coerência, coesão...
§  Formação Pessoal e Social
ü  Autonomia, ética, respeito e valorização as diferenças, comprometimento com as atividades, capacidade de socialização...
§  Arte
ü  Oficinas, textos ilustrativos, dramatização sobre consumo consciente...
§  Ciências
ü  Conservação e preservação do Meio Ambiente, coleta seletiva, saúde e higiene...
§  Matemática
ü  Ler informações contidas nos rótulos das embalagens, formas geométricas, cores, medidas...

 
  1. RECURSOS
§  Data Show, computador, lápis de cor, formulários, caixa de som, papel para a construção das redações e desenhos, máquina fotográfica, sucatas, livros, revistas, jornais, CDs, DVDs, músicas...
 

  1. AVALIAÇÃO
§  A avaliação ocorrerá numa linha contínua, sendo avaliados o desenvolvimento do tema, sua importância e influência no processo de ensino e aprendizagem, assim como todos os envolvidos na execução das ações didático-pedagógica, ou seja, os alunos em sua participação, interesse e atividades, os docentes e equipe técnico- pedagógica no envolvimento com o projeto, a educadora do programa e suas facilitadoras no cumprimento do planejamento e ações acordadas no momento da solicitação da execução do projeto na referida escola.
 

  1.  PRODUTO FINAL
§  O Projeto culminará com a Feira de Conhecimento onde serão expostos os trabalhos confeccionados pelos alunos e dramatização sobre o tema.



11. REFERÊNCIA
§  O Poder do Consumidor Consciente, escrito por Anna Elisa Nicolau dos Santos –  Redação Eco Terra Brasil       –         Disponível em   < www.ecoterrabrasil.com.br>

 
 
PROJETO NOSSAS RAÍZES

 


TEMA: FOLCLORE

 

JUSTIFICATIVA:

 
            O folclore é um tema norteador das discussões ocorridas dentro e fora do âmbito escolar.Seu significado ainda gera polêmicas. Para alguns é sinônimo de cultura, para outros é apenas uma parte das tradições populares.

            Diante do exposto devemos chamar atenção para que a cultura popular não seja tratada  como fatos isolados sem incluir o homem social que cria essa cultura.

            O estudo das manifestações culturais, dos conhecimentos antigos e tradicionais de um povo não pode ser restrito a um dia ou a um mês, afinal de contas quando falamos em carnaval, Natal, festas juninas, crenças, costumes, tradições, etc, estamos falando sobre cultura popular e essa cultura é o modo de vida de um povo.

 

OBJETIVOS GERAIS

 

            Proporcionar aos alunos subsídios para que os mesmos valorizem e respeitem nossa cultura, resgatando seus costumes, tradições, conhecimentos, idéias, crenças, línguas e hábitos, etc. Conscientizando-os que tudo isso é feito pelo homem e representado por símbolos culturais e convencionais.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 
Língua Portuguesa:

            *identificar e conhecer lendas, fábulas, contos, versos, etc;

            *pesquisar cantigas de rodas, adivinhas, lendas, provérbios, parlendas, versinhos,                          utilidades das plantas medicinais;

            *ler e interpretar oralmente histórias obedecendo ao início, meio e fim;

            *escrever textos resumindo o que aconteceu no início, meio e fim da história;

            *pesquisar receitas de comidas típicas identificando a mesma como texto instrucional;

            *explorar a linguagem oral do aluno proporcionando uma atmosfera favorável para que os alunos exponham seus conhecimentos culturais obtidos no seu modo de vida;

            *pesquisar palavras desconhecidas no dicionário.


Matemática:

            *observar e identificar em receitas culinárias medidas de massa (kg) e de capacidade (l);

            *pesquisar preços;

            *resolver situações problemas envolvendo as quatro operações;

            *sistema monetário.

História:

            *reconhecer que a cultura brasileira é uma fusão das culturas indígenas, africanas e européias;

            *reconhecer e discutir as tradições culturais indígenas, africanas e européias e sua influência na formação do povo brasileiro.

 
Geografia:

            *reconhecer que o nordeste é uma das regiões brasileira que possui manifestações culturais mais marcantes.

 
Ciências:

            *refletir sobre as normas de higiene nas preparações das comidas típicas;

            *reconhecer o tipo de alimentação utilizada na cultura dos negros, índios e europeus;

            *reconhecer a utilidade das plantas medicinais nas curas das doenças.

 
Artes:

            *participar das brincadeiras em grupos, fazendo adivinhas e cantigas de rodas;

            *confeccionar brinquedos característicos de nosso folclore;

            *participar das atividades folclóricas no dia da culminância escolar.

 

AVALIAÇÃO

 
            A avaliação será feita através da participação dos alunos nos trabalhos de pesquisa em grupos ou individuais. Os mesmos terão a oportunidade de vivenciar algumas atividades folclóricas, onde será observado o empenho e desempenho que também será avaliado.
 
 

PRODUTO FINAL:

                   *gincana e apresentação de todos os trabalhos.

Um comentário:

  1. Não é a toa que esta escola tem melhorado o IDEB, com uma equipe dessa!!!

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