Projeto Folclore
“UMA COMUNICAÇÃO
ESPONTÂNEA ENTRE GERAÇÕES.”
AGOSTO/2012
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APRESENTAÇÃO
As atividades serão desenvolvidas e vivenciadas de forma articulada com as diferentes áreas do conhecimento utilizando os diversos tipos de manifestações populares como importantes fontes de informações.
O Projeto terá como
público alvo os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1º ao 5º
anos) da Escola Municipal Marluce Santiago da Silva, no período de 20/08 à
03/09/2012, data da culminância, prevendo neste dia a realização de exposições
das atividades, com o propósito de socializar os conhecimentos adquiridos ao
longo dos trabalhos.
O tema central Cultura Nordestina, será dividido em seis subtemas:
O tema central Cultura Nordestina, será dividido em seis subtemas:
Educação Infantil: Brinquedos e Brincadeiras;
1º. Ano: Músicas e Danças;
2º. Ano: Adivinhações e Comidas Típicas;
3º. Ano: Superstições, Provérbios e Parlendas
4º. Ano: Medicina Popular;
5º. Ano: Mestre Vitalino. Estilo e Obra.
1º. Ano: Músicas e Danças;
2º. Ano: Adivinhações e Comidas Típicas;
3º. Ano: Superstições, Provérbios e Parlendas
4º. Ano: Medicina Popular;
5º. Ano: Mestre Vitalino. Estilo e Obra.
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JUSTIFICATIVA
O
folclore é uma troca de experiências entre gerações de diversas comunidades,
objetivando a valorização de um povo, seus hábitos, costumes e conhecimentos posando
assim retribuir valores. Cada povo tem um jeito especial de compreender e
explicar fenômenos naturais e forças desconhecidas e é esta diversidade de
saberes que compõem os textos folclóricos. Estes textos que são lidos e falados
por pessoas comuns de todas as raças e religiões atravessam gerações tornando
os contos folclóricos parte do patrimônio cultural da humanidade.
O Folclore Nordestino é como um grande quebra-cabeça, em que
cada peça expressa por mitos, lendas, danças, músicas, hábitos, brinquedos,
brincadeiras, parlendas, adivinhações, cantigas de roda, receitas, tradições
etc. são fundamentais na construção deste extraordinário jogo chamado Cultura
Brasileira.
O mais fascinante na
conjugação harmoniosa destas peças é que quanto mais elas se movimentam
formando parte de um todo, mais tomamos consciência da importância e riqueza da
cultura de um povo.
Sendo a escola uma
instituição regida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Nº
9.394 de 20 de dezembro de 1996, modificada em seu Artigo 26 pela Lei Nº 11.645,
de 10 de março de 2008, introduzindo no currículo oficial da rede de ensino a
obrigatoriedade dos conteúdos programáticos referente ao estudo dos diversos
aspectos que caracterizam a Cultura Brasileira, o desenvolvimento desta
temática justifica-se, além do cumprimento à lei, pelo resgate dos
conhecimentos prévios dos alunos através de reflexões e vivências, aprendendo a
exercer uma postura de consideração e respeito às manifestações espontâneas de
uma micro ou macro sociedade, fazendo-se parte integrante e transmissor fiel
desta forma peculiar de comunicação.
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Pesquisar sobre a origem
do folclore;
Valorizar elementos do folclore como
parte de nossa cultura;
Identificar as diferentes
manifestações da cultura nordestina (Comunidade, bairro,
cidade, Estado);
Conhecer a medicina popular, usadas pela população do seu município;
Conhecer a medicina popular, usadas pela população do seu município;
Resgatar músicas, brincadeiras populares,
provérbios, comidas típicas e outras manifestações culturais;
Conhecer a literatura de cordel, sua
intencionalidade e alguns autores nordestinos;
Conhecer a biografia do mestre Vitalino, compreendendo a mensagem de nordestinidade
transmitidas em suas ingênuas peças de barro.
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METODOLOGIA
Resgate das formas de brincar,
através de brincadeiras populares, valorizando toda forma de criatividade;
Reconhecimento da
medicina popular, levando em consideração a magia de suas ações e orações
utilizadas pelo povo na cura dos males físicos e mentais;
Pesquisa das diferentes culturas que
influenciaram o povo nordestino;
Leitura de diferentes textos
folclóricos, identificando traços de nossa história (lendas, músicas,
brincadeiras, brinquedos, danças, provérbios, mitos, adivinhações,
trava-língua, receitas etc.) sensibilizando as crianças para a importância desta
forma de comunicação;
Montagem de painel com trabalhos das
crianças abrangendo diferentes aspectos do folclore;
Pesquisa sobre a biografia, estilo e
a obra de mestre Vitalino, manuseando o
barro, criando e recriando personagens regionais;
Confecção de brinquedos artesanais;
barro, criando e recriando personagens regionais;
Confecção de brinquedos artesanais;
Leitura, escrita e interpretação da
intencionalidade dos textos de alguns
cordelistas;
Visita à casa da cultura e pontos turísticos do Recife.
Visita à casa da cultura e pontos turísticos do Recife.
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CONTEÚDOS
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ÁREAS
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RECURSOS
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AVALIAÇÃO
10 CULMINÂNCIA
11 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES











12 BIBLIOGRAFIA
CIPRIANO, Lúcia Helena Ribeiro; WANDRESEN, Maria Otília Leite, Coleção Linhas e Entrelinhas 1ª Série. Ed.
Positivo, p. 125-126.
BRAGA, Márcia Maria Villanacci; SANTOS, Robson Alves dos Santos. Folclore e Companhia. São Paulo:
Editora – Rideel. 1ª Edição.
CASCUDO, Luiz da Câmara. Folclore
no Brasil? Fundo de cultura. Cultural, UFPB, 1966.
GUERRA, Flávio. Antologia
de folclore e cultura popular nordestina. Recife: FUNDAJ, Ed. Massangana,
1988.
-
1. APRESENTAÇÃO
Atendendo a
solicitação da Srª Silvana Queiroz, Técnica Educadora do Programa Gênero e
Economia, será realizada na Escola Municipal Marluce Santiago da Silva no
período de sete a onze de novembro a Semana do Consumo Consciente, objetivando
através de atividades educativas como roda de diálogo, dinâmica de grupo,
construção de cartazes, concurso de redação e desenho, oficinas, vídeos... Sensibilizar
os alunos sobre a importância e necessidade de cuidar do Meio Ambiente
assumindo seu papel de cidadão consciente em relação ao tema.
De acordo com as
informações concedidas pela educadora acima mencionada este tema faz parte do
Projeto ‘Sistema de Vínculos Solidários’
desenvolvido pelas mobilizadoras da Casa da Mulher do Nordeste, uma organização
não-governamental feminista, localizada à Rua Alberto Paiva Nº 162, no bairro
das Graças – Recife- PE, fundada em 1980 cuja finalidade é contribuir para o
empoderamento econômico e político das mulheres.
- JUSTIFICATIVA
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O consumo
consciente é o conjunto das relações de consumo pautadas na ética e no
compromisso de se construir uma sociedade mais justa, generosa e responsável. A
exposição e o incremento deste tema justificam-se por acreditarmos na
possibilidade de um processo de transformação cultural, estimulando nossa
comunidade escolar a satisfazerem suas necessidades, expectativas e desejos de
consumo sem gerar impactos negativos para si mesmo, para a sociedade e para o
meio ambiente.
- OBJETIVO
GERAL
Compreender a
interdependência do sistema econômico, social e ambiental, reconhecendo que ser
um consumidor consciente é fazer do ato de consumo um ato de cidadania.
- OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Refletir sobre os atuais padrões de consumo da população;
- Compreender o desenvolvimento sustentável como forma de satisfazer as necessidades das gerações presentes, sem comprometer a qualidade de vida das gerações futuras;
- Entender que cabe a cada cidadão a responsabilidade pelo futuro do planeta;
- Evitar todo o tipo de desperdício consumindo apenas o necessário;
- Reutilizar, reduzir e reciclar o lixo na tentativa de diminuir ao máximo o consumo de matéria – prima.
- METODOLOGIA
- Roda de diálogo sobre consumo consciente;
- Vídeo educativo;
- Dinâmica de grupo;
- Construção de cartazes;
- Concurso de redação e desenho;
- Oficinas;
- Músicas.
- CONTEÚDOS
§ Conceituais – Construir conceitos sobre:
ü Lixo;
ü Cidadania;
ü Ética;
ü Responsabilidade social;
ü Preservação;
ü Conservação;
ü Reutilizar, reduzir e reciclar;
ü Consumo consciente.
§ Procedimentais – Permitir que os alunos se apropriem de conhecimentos a respeito do
consumo consciente, analisando situações, construindo,aplicando e respeitando
regras de desenvolvimento sustentável.
§ Atitudinais – Desenvolver atitudes responsáveis
reconhecendo as conseqüências de suas escolhas diárias para a própria saúde,
para o meio ambiente e para a sociedade.
- ÁREAS
DE CONHECIMENTOS
§ Linguagem oral e escrita
ü Expressar-se com clareza, ler e interpretar textos verbais e não
verbais, produzir textos sobre o tema, criatividade e progressão temática,
argumentação, coerência, coesão...
§ Formação Pessoal e Social
ü Autonomia, ética, respeito e valorização as diferenças,
comprometimento com as atividades, capacidade de socialização...
§ Arte
ü Oficinas, textos ilustrativos, dramatização sobre consumo
consciente...
§ Ciências
ü Conservação e preservação do Meio Ambiente, coleta seletiva, saúde
e higiene...
§ Matemática
ü Ler informações contidas nos rótulos das embalagens, formas
geométricas, cores, medidas...
- RECURSOS
§ Data Show, computador, lápis de cor, formulários, caixa de som,
papel para a construção das redações e desenhos, máquina fotográfica, sucatas,
livros, revistas, jornais, CDs, DVDs, músicas...
- AVALIAÇÃO
§ A avaliação ocorrerá numa linha contínua, sendo avaliados o
desenvolvimento do tema, sua importância e influência no processo de ensino e
aprendizagem, assim como todos os envolvidos na execução das ações didático-pedagógica,
ou seja, os alunos em sua participação, interesse e atividades, os docentes e
equipe técnico- pedagógica no envolvimento com o projeto, a educadora do
programa e suas facilitadoras no cumprimento do planejamento e ações acordadas
no momento da solicitação da execução do projeto na referida escola.
- PRODUTO FINAL
§ O Projeto culminará com a Feira de Conhecimento onde serão
expostos os trabalhos confeccionados pelos alunos e dramatização sobre o tema.
11. REFERÊNCIA
§ O Poder do Consumidor
Consciente, escrito por Anna Elisa Nicolau dos Santos – Redação Eco Terra Brasil –
Disponível em < www.ecoterrabrasil.com.br>
PROJETO NOSSAS RAÍZES
TEMA: FOLCLORE
JUSTIFICATIVA:
O folclore
é um tema norteador das discussões ocorridas dentro e fora do âmbito
escolar.Seu significado ainda gera polêmicas. Para alguns é sinônimo de
cultura, para outros é apenas uma parte das tradições populares.
Diante do
exposto devemos chamar atenção para que a cultura popular não seja tratada como fatos isolados sem incluir o homem
social que cria essa cultura.
O estudo
das manifestações culturais, dos conhecimentos antigos e tradicionais de um
povo não pode ser restrito a um dia ou a um mês, afinal de contas quando
falamos em carnaval, Natal, festas juninas, crenças, costumes, tradições, etc,
estamos falando sobre cultura popular e essa cultura é o modo de vida de um
povo.
OBJETIVOS GERAIS
Proporcionar
aos alunos subsídios para que os mesmos valorizem e respeitem nossa cultura,
resgatando seus costumes, tradições, conhecimentos, idéias, crenças, línguas e
hábitos, etc. Conscientizando-os que tudo isso é feito pelo homem e
representado por símbolos culturais e convencionais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Língua Portuguesa:
*identificar
e conhecer lendas, fábulas, contos, versos, etc;
*pesquisar
cantigas de rodas, adivinhas, lendas, provérbios, parlendas, versinhos,
utilidades das plantas medicinais;
*ler
e interpretar oralmente histórias obedecendo ao início, meio e fim;
*escrever
textos resumindo o que aconteceu no início, meio e fim da história;
*pesquisar
receitas de comidas típicas identificando a mesma como texto instrucional;
*explorar
a linguagem oral do aluno proporcionando uma atmosfera favorável para que os
alunos exponham seus conhecimentos culturais obtidos no seu modo de vida;
*pesquisar
palavras desconhecidas no dicionário.
Matemática:
*observar
e identificar em receitas culinárias medidas de massa (kg) e de capacidade (l);
*pesquisar
preços;
*resolver
situações problemas envolvendo as quatro operações;
*sistema
monetário.
História:
*reconhecer
que a cultura brasileira é uma fusão das culturas indígenas, africanas e
européias;
*reconhecer
e discutir as tradições culturais indígenas, africanas e européias e sua
influência na formação do povo brasileiro.
Geografia:
*reconhecer
que o nordeste é uma das regiões brasileira que possui manifestações culturais
mais marcantes.
Ciências:
*refletir
sobre as normas de higiene nas preparações das comidas típicas;
*reconhecer
o tipo de alimentação utilizada na cultura dos negros, índios e europeus;
*reconhecer
a utilidade das plantas medicinais nas curas das doenças.
Artes:
*participar
das brincadeiras em grupos, fazendo adivinhas e cantigas de rodas;
*confeccionar
brinquedos característicos de nosso folclore;
*participar
das atividades folclóricas no dia da culminância escolar.
AVALIAÇÃO
A avaliação
será feita através da participação dos alunos nos trabalhos de pesquisa em
grupos ou individuais. Os mesmos terão a oportunidade de vivenciar algumas
atividades folclóricas, onde será observado o empenho e desempenho que também
será avaliado.
PRODUTO FINAL:
*gincana e apresentação de todos os trabalhos.
Não é a toa que esta escola tem melhorado o IDEB, com uma equipe dessa!!!
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